Saiba mais:
As lajes treliçadas, também conhecidas como pré-fabricada com o uso das TRELIÇAS vem ganhando espaço na construção civil. São indicada para qualquer obra, mas muito utilizadas em construções habitacionais. Seu uso proporciona à laje maior rigidez, mais qualidade, segurança e a capacidade para vencer grandes vãos e suportar altas cargas.
O sistema construtivo com lajes treliçadas permite substituir, com vantagens, o uso das lajes pré-fabricadas comuns e das lajes maciças ou protendidas.
A opção pela tecnologia das TRELIÇAS traz inúmeros benefícios ao processo construtivo:
- Capacidade de vencer grandes vãos;
- Eliminação do uso de forma, restringindo assim a necessidade de utilização de madeira;
- Menor peso próprio, com conseqüente alívio das cargas em vigas, pilares e fundações;
- Redução do custo final da estrutura em até 30%, entre economia de aço, concreto, forma, mão de obra e da quantidade de peças estruturais;
- Perfeita condição de monoliticidade da estrutura, possibilitando ser utilizada em qualquer tipo de obra, seja horizontal ou vertical com altura elevada;
- Redução do escoramento devido à diminuição do peso próprio.
As lajes treliçadas tem algumas características vistas como importantes:
• Nervura transversal: São responsáveis pelo travamento das nervuras principais, ajudando no equilíbrio comportamental das estruturas e redistribuição dos esforços.
• Armadura complementar: Tem o objetivo de aumentar a resistência da laje nos momentos fletores positivos e negativos. Os dois pontos são posicionados de maneira diferente ao longo do comprimento das nervuras.
• Armadura de distribuição: transversalmente posicionada as nervuras, ela tem a finalidade de combater os efeitos de retração, ter um controle de abertura de fissuras e distribuir as cargas pontuais.