As lajes são placas lisas de pedra, cerâmica ou lajotas, utilizadas em construções como casas e edifícios. São materiais de extrema importância para a construção civil, e servem como uma base para os mais diversos tipos de obras. Um dos tipos de lajes muito utilizados são as lajes treliçadas com lajota. Você vai conhecer aqui sobre o que são e qual sua importância para uma obra.
Como são as lajes treliçadas com lajota?
Elas são compostas por vigotas treliçadas, e contam com elementos que apresentam um enchimento intermediário inerte. Estas lajes são compostas de cerâmica, e contam com um tamanho padronizado para obras em residências e apartamentos. Se seu comprimento e largura forem adequados, isso permite que haja uma boa resistência da laje, composta também com concreto, sob forma de assim haver uma qualidade melhor nas estruturas.
Entre os materiais presentes na construção de lajes treliçadas com lajota, estão cimento e cerâmica, para assim completar a composição química, e oferecer uma secagem rápida em sua composição, além de boa resistência. Além disso, para uma boa laje ser feita, é preciso de areia, para assim fortalecer muito mais a estrutura das lajotas.
Principais vantagens destas lajes
As lajes treliçadas com lajota possibilitam uma total aderência ao revestimento inferior, impedindo assim que a água da chuva se infiltre sobre as mesmas, e abale a estrutura das residências. Estes materiais podem ser usados tanto em residências, como nas indústrias e também em edifícios comerciais, contando com uma grande variedade de construções em que possam ser aplicadas.
Também possibilitam para a redução na quantidade de escoramento, e ajudam a encobrir pequenos e grandes vãos, evitando que fiquem buracos espalhados por uma cobertura em que as lajes estejam instaladas. As estruturas reduzem a quantidade de vigas e colunas, aplicadas de forma convencional em obras, sendo assim materiais mais acessíveis, mas de alta resistência.
Além disso, lajes treliçadas com lajota possibilitam a distribuição de alvenarias sobre as mesmas. É possível também estabelecer melhor uma execução das instalações hidráulica e elétrica incorporadas na laje, assim possibilitando a redução de valores, sem precisar adquirir forro falso, por exemplo.
E para completar, este tipo de laje permite uma redução significativa no prazo de execução de uma obra. Com isso, baixa também o custo final de qualquer construção, permitindo um melhor aproveitamento de suas finanças, com um material mais resistente e mais econômico.
Características importantes
Uma das principais características das lajes treliçadas é que elas possuem uma nervura transversal, que auxiliam no travamento das nervuras principais, no que ajuda a oferecer equilíbrio comportamental das estruturas.
Estas lajes treliçadas com lajota também contam com dois tipos específicos de armaduras. Uma delas, é a armadura complementar, que busca aumentar a resistência da laje. Ela é posicionada em pontos opostos da instalação, de forma diferente com relação ao comprimento das nervuras.
O outro tipo de armadura é a armadura de distribuição. Ela é posicionada de forma transversal nas nervuras, com a função de combater os efeitos da retração, e assim tendo um controle de abertura de fissuras, para distribuir as cargas pontuais.
Lajes melhores para sua construção
Uma obra com lajes treliçadas com lajota podem fazer a diferença para a sua construção. Você poderá ter muitas vantagens, além de uma ótima redução de custos, e uma qualidade adequada.