As Lajes
As lajes aumentam o valor, o conforto e a segurança de sua casa.
As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas “T” ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas).
As lajes pré-moldadas são as mais econômicas e mais simples de executar.
O índice de isolamento: As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação.
Feitas de concreto armado, elas podem ser pré-moldadas ou concretadas no próprio local.
As lajes concretadas no local, também chamadas de lajes maciças de concreto armado, devem ser projetadas por um profissional habilitado, que também orientará e acompanhará a sua execução.
Com o surgimento de novas tecnologias para construção foi desenvolvido o processo de utilização de Lajes Pré-fabricados, que visam garantir melhor qualidade, produtividade e redução de custos.
As lajes devem ser dimensionadas e fabricadas conforme as condições específicas de cada obra, resultante da análise dos projetos e informações fornecidas pelo interessado. Naturalmente esta avaliação deve ser efetuada por pessoas tecnicamente capacitadas da parte da empresa fornecedora.
Tipos de lajes mais usadas
Podem ser de dois tipos básicos: as maciças e as nervuradas.
As lajes maciças são mais utilizadas em obras grandes e especiais, necessitando de cálculo apropriado executado por especialista. Também apresentam muitos benefícios no geral, como a facilidade em vencer vãos, simplificação do canteiro de obras, acabamento liso e menor vulnerabilidade a fissuras e trincas.
Dentro do tipo nervurado estão as lajes pré-fabricadas, também chamadas de mistas, que tem utilização mais ampla, atendendo também as obras de menor porte.
As lajes pré-fabricadas são aquelas constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos que podem ser de diversos materiais, sendo mais utilizados os de cerâmica e os de concreto.
Dependendo do tipo de vigota utilizada, as lajes pré-fabricadas podem ser: protendidas, comum ou treliçadas.