No ramo da construção civil, o uso de lajes possibilita um melhor firmamento para obras. As lajes treliçadas com cerâmicas são utilizadas em qualquer tipo de estrutura que tenha eficiência de atravessar grandes vãos e suportar cargas bastante pesadas com altura relativamente baixa, no que permite o menor uso de concreto – ajudando a reduzir custos.

Aqui você vai conhecer melhor sobre como são as lajes treliçadas com cerâmicas, e ver melhor como é o seu funcionamento e qual é sua importância para a elaboração de uma obra. Confira!

Como elas são feitas

As lajes treliçadas com cerâmicas são vigotas pré-moldadas em concreto. Elas contam com uma base de 3cm de altura e 12,5cm de largura, e se combinam com elementos intermediários em uma mistura que envolve cerâmica e isopor (também chamado de EPS). Sua armação pode ter variados tamanhos e alturas.

Elas podem ser armadas com uma ou mais direções, permitindo que todas as características combinadas formem variações deste produto, e assim busca atender necessidades específicas dos projetos arquitetônicos. A definição de qual laje é a ideal para seu usada em uma obra depende da sobrecarga por metro quadrado que será aplicada a laje, e o comprimento do vão em que esta estará inserida.

Onde estas lajes podem ser utilizadas

Elas costumam ser utilizadas para atender a solicitações de cargas e vãos superiores a 7,50m de altura. Para o uso correto desta laje, é importante avaliar como é o projeto, para assim verificar a viabilidade de seu. Em caso de ser possível, aí deve ser feito o dimensionamento da armadura adicional, análise da nervura de tratamento e a armadura negativa.

Quais as principais vantagens?

É muito mais vantajoso fazer uma obra com o uso de lajes treliçadas com cerâmicas. Um dos principais motivos é que elas são feitas de um material utilizável para todos os tipos de estrutura. Elas também permitem um ganho econômico de 15% com relação a outros tipos de obra.

As lajes treliçadas com cerâmicas são de fácil aplicação. Não é necessário o uso de mão de obra especializada. Além disso, minimiza a quantidade de formas e escoramentos. Estas lajes também contam com uma facilidade para embutir tubulações, que eliminam rebaixos e forros falsos.

Os custos estruturais de uma obra são bastante reduzidos. Um dos motivos é por conta da redução e eliminação de vigas secundárias. E mesmo assim, a obra não perde sua qualidade, o que é bom para a construção e também para o bolso. As estruturas contam com uma grande vantagem ao distribuir alvenarias sobre a laje, o que torna este sistema como uma opção flexível, considerando projetos arquitetônicos arrojados.

E finalizando, as lajes contam com materiais de fácil aplicação em revestimentos, o que evita o trincamento da estrutura. E em espessuras de lajes maiores, podem ser complementadas com blocos de EPS, permitindo que essas as tenham elemento de enchimento misto.

Lajes treliçadas permitem um custo mais barato

Se você está interessado em fazer uma obra, saiba que as lajes treliçadas com cerâmicas são uma ótima opção. Elas ajudam a reduzir o custo de uma construção sem perder sua qualidade. Vale a pena realizar este tipo de investimento, e assim, ter uma estrutura forte e bastante resistente para residências, indústrias e outros tipos de edificações.

 

Entre em contato