Tijolos de 6 furos é um produto muito utilizado na construção civil, em projetos residenciais. Por isso, vamos explicar para você que já elegeu esse tipo de tijolo para a sua obra, como fazer o cálculo e descobrir qual a quantidade de tijolos que será utilizada no seu projeto.
Ainda que a quantidade e o tipo de material de construção venham descritos na especificação do projeto, e que seja possível estimar o número de tijolos utilizando calculadoras específicas, é bom saber fazer esta conta na ponta do lápis para ter certeza de quanto material comprar para não desperdiçar o seu dinheiro, nem correr o risco da obra ficar parada por falta de material.
Variáveis de cálculo
A quantidade de tijolos vai variar de acordo com:
- Espessura da parede (dupla, meia vez, uma vez);
- Metragem da área total a ser construída;
- Quantidade de aberturas na parede;
- Tipo/tamanho do tijolo.
Tamanho do tijolo
Tijolo 6 furos
Cobertura metros quadrado
Medida: 11,5 x 14 x 24cm
tijolos em pé: 24 por m²
tijolos deitados: 30 por m²
Tijolo 6 furos por m²
Para calcular o consumo de tijolo 6 furos por m², considere qual será a posição do tijolo a ser utilizado na parede. Normalmente, o tijolo é utilizado na posição cutelo (em pé).
Neste caso, um tijolo 6 furos no tamanho 9 cm x 14 cm x 29 cm ocupa 0,0406m² (altura x comprimento: 0,14*0,29=0,0406), ou seja, dividindo 1 m² por 0,0406m² chegamos a conclusão que para construir 1 m² de parede você vai gastar 23 tijolos na posição cutelo ou 33 peças na posição deitado.
Dependendo da qualidade do tijolo e da habilidade da mão de obra pode haver uma variação de até 10% para mais no consumo de tijolos, devido a eventuais perdas ocasionadas por quebra das peças ou necessidade de refação no canteiro de obras.
Conhaça mais sobre nossos produtos, clique aqui.